Pular para o conteúdo principal

Parceria Votorantim pela Educação retoma atividades em Maragogipe, São Félix, Cachoeira e Governador Mangabeira

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) - iniciativa da Votorantim Energia, com o apoio do Instituto Votorantim - começou em maio o primeiro ciclo de atividades do ano em Cachoeira, Governador Mangabeira, Maragogipe e São Félix. O PVE contribui para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional municipais.

A pactuação de compromissos entre a Votorantim e o governo municipal aconteceu em São Paulo, com a presença de 53 secretários de Educação e mobilizadores do programa, inclusive de Cachoeira, Governador Mangabeira, Maragogipe e São Félix. Estiveram no evento representantes de todo o Brasil que receberão o PVE, que atua junto a diretores, coordenadores pedagógicos e secretarias de educação.


O próximo passo é identificar e engajar pessoas e instituições-chave, como Organizações Não-Governamentais (ONGs), pais, alunos, empresas, lideranças locais, gestores públicos, educadores, representantes de conselhos e mídia, entre outros. Eles formarão um grupo que discutirá os desafios e as soluções para fortalecer a educação local.

“Aqui no entorno da UHE Pedra do Cavalo, o PVE está sendo desenvolvido na modalidade Polo, com Cachoeira, São Félix, Governador Mangabeira e Maragogipe trabalhando o mesmo tema: “Espaços escolares como ambientes de aprendizagem”. Este grande desafio possibilita o compartilhamento de experiências entre os municípios”, conta Roberaldo Galiza, mobilizador do Projeto.

A primeira reunião em Cachoeira, Governador Mangabeira, Maragogipe e São Félix ocorre neste mês. Serão três ciclos de atividades até dezembro, quando está prevista a realização de um evento de mobilização e boas práticas de gestão escolar e educacional - que marca o quarto ciclo, antes da avaliação do município segundo a matriz de competências do programa.

“As ações do PVE, somadas à participação ativa dos mobilizadores e comunidade, têm trazido resultados que mostram o aprimoramento das políticas municipais de educação, por meio do fortalecimento das competências dos gestores educacionais e escolares”, destaca Daniela Gerdenits, consultora de Responsabilidade Social da Votorantim Energia.

Sobre a Votorantim Energia
A Votorantim investe em geração de energia desde o início de suas atividades industriais, há quase um século. A companhia, que é um dos maiores consumidores de energia do país, ao longo de sua história tornou-se também um dos maiores autogeradores. A Votorantim Energia foi criada em 1996, com o objetivo de centralizar a gestão dos insumos energéticos da própria companhia. No ano 2000, foi constituída a Votorantim Comercializadora de Energia, com o objetivo de negociar energia elétrica no mercado livre, vendendo eventuais excedentes e aproveitando oportunidades de compra no mercado. Atualmente, a Votorantim Energia é uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil. Em 2015, a empresa anunciou a entrada na geração de energia eólica, com o investimento em sete parques geradores no Nordeste do Brasil.

Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

Comentários

Top 5 da Semana

Exercícios de História Antiga: Roma (Ensino Médio)

Sabendo que grande parte dos professores e estudantes buscam pelas soluções dos seus problemas na Internet, resolvi postar neste espaço alguns exercícios retirados de provas de vestibulares. Vale ressaltar que será muito mais importante, o professor modificar os exercícios de acordo com o que foi ensinado na sala de aula. Afinal de contas, cabe ao professor ter o conhecimento da realidade da turma que leciona.
Veja também:
Exercícios de História Antiga: Grécia (Ensino Médio)Exercícios de História Moderna: Grandes Navegações (Ensino Médio)Exercícios de História da América Portuguesa e Espanhola (Ensino Médio)Questões DE ENEM e Vestibular 01. (UFAM – 2009) Tal como a história dos gregos, também a dos romanos começou pelo desenvolvimento de instituições políticas assentadas na cidade e elaboradas em benefício de uma comunidade de homens livres – os cidadãos – proprietários de terras e que reivindicavam a descendência direta dos fundadores de sua pátria. Em ambos os casos, estes cidadãos …

Exercícios de História Medieval: Do Feudalismo à Crise do Século XIV (Ensino Médio)

Sabendo que grande parte dos professores e estudantes buscam pelas soluções dos seus problemas na Internet, resolvi postar neste espaço alguns exercícios retirados de provas de vestibulares. Vale ressaltar que será muito mais importante, o professor modificar os exercícios de acordo com o que foi ensinado na sala de aula. Afinal de contas, cabe ao professor ter o conhecimento da realidade da turma que leciona.
Veja também: Exercícios de História Antiga: Grécia (Ensino Médio)Exercícios de História Antiga: Roma (Ensino Médio)Exercícios de História Moderna: Grandes Navegações (Ensino Médio)
Questões de ENEM e Vestibular
Questão 01. (Fatec-SP) Uma das características a ser reconhecida no feudalismo europeu é:
a) A economia do feudo era dinâmica, estando voltada para o comércio dos feudos vizinhos. b) A sociedade feudal era semelhante ao sistema de castas. c) As relações de produção eram escravocratas. d) Os ideais de honra e fidelidade vieram das instituições dos hunos. e) Os servos estavam preso…

Exercícios de História Antiga - Grécia Clássica (Ensino Médio)

“Respeitemos mesmo as leis injustas para que os maus, tomando isso como exemplo, respeitem no futuro as leis justas, sem pretexto para desobedecê-las”. Sócrates
Sabendo que grande parte dos professores buscam pelas soluções dos seus problemas na Internet, resolvi colocar alguns exercícios neste Blog. Vale ressaltar que será muito mais importante, o professor modificar os exercícios de acordo com o que foi ensinado na sala de aula. Afinal de contas, cada um sabe qual é sua realidade.

Veja também:
Exercícios de História Antiga: Roma (Ensino Médio)Exercícios de História Moderna: Grandes Navegações (Ensino Médio)Exercícios de História da América Portuguesa e Espanhola (Ensino Médio)Questões DE ENEM e Vestibular 1. (FUVEST-SP) “Usamos a riqueza mais como uma oportunidade para agir que como um motivo de vanglória; entre nós não há vergonha na pobreza, mas a maior vergonha é não fazer o possível para evitá-la... olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seu…

Exercícios de História Moderna - Grandes Navegações (Ensino Médio)

Sabendo que grande parte dos professores buscam pelas soluções dos seus problemas na Internet, resolvi colocar alguns exercícios neste Blog. Vale ressaltar que será muito mais importante, o professor modificar os exercícios de acordo com o que foi ensinado na sala de aula. Afinal de contas, cada um sabe qual é sua realidade.
Veja também:
Exercícios de História Antiga: Roma (Ensino Médio)Exercícios de História Antiga: Grécia (Ensino Médio)Exercícios de História da América Portuguesa e Espanhola (Ensino Médio)Questões DE ENEM e Vestibular 01. (UFAL) Ao contrário dos portugueses, que buscavam atingir as Índias contornando a costa africana, Colombo:
a) concentrou suas navegações na parte Leste, em busca de uma passagem Noroeste para as Índias. b) concentrou suas navegações na parte Norte da América, em busca de uma passagem ao Noroeste para o continente asiático; c) dirigiu-se para o Oeste em busca da passagem Sudeste para o continente asiático; d) Navegou pelo Oceano Atlântico em direção ao Can…

Plano de Curso de História - 1º Ano do Ensino Médio - 2012

PLANO DE CURSO
O atual plano de Curso serve de exemplo para os professores que desejam um modelo. Este plano, está dividido em 3 unidades, mas pode ser adaptado para 4 unidades. Os motivos desta divisão em três unidades está expresso na Regimento Escolar da Instituição de Ensino a qual pertenço.


Série: primeiro ano do ensino médio Disciplina: História Carga Horária: 80 horas Professor: Zevaldo Luiz Rodrigues de Sousa Ano de competência: 2012
I.Apresentação: Quando entendemos que a História é feita de versões e que um mesmo acontecimento pode ser contado de mil formas diferentes, entendemos que é preciso beber de várias fontes para fazer a diferença em qualquer área. O bom historiador deve agir como um detetive, juntando as mais diversas fontes para compor um fato histórico. Será preciso, portanto, fazer um esforço para que os alunos entendam que eles precisam ter consciência de que a História, matéria básica para o conhecimento humano, não é estática nem feita de verdades absolutas é essencia…